quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Verdão defende tabu e mostra vantagem contra o Bota

O Palmeiras não perde para o Botafogo desde 2002, quando acabou superado em 2 a 1 pelo adversário do jogo desta quinta-feira, também no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo daquele ano. O longo tabu de cinco anos mostra que a superioridade do Verdão no histórico geral do confronto é ainda maior.

Nos 85 anos de história do duelo estão registrados 96 confrontos, com 38 vitórias palmeirenses contra 27 do Alvinegro carioca. Limitando-se ao Campeonato Brasileiro, o Verdão leva a melhor de novo: 15 vitórias contra oito do rival. São 150 gols marcados pelos paulistas, enquanto o Glorioso foi às redes 124 vezes.

A vantagem do Verdão pode ser explicada por algumas goleadas históricas aplicadas no Fogão. Em 1999, por exemplo, o time na época treinado por Luiz Felipe Scolari se superou e conseguiu passar pelo adversário por 6 a 0, também pelo Brasileirão. Na história geral do confronto, os cariocas jamais conseguiram bater o Palmeiras por mais de três gols de diferença.

Entretanto, antes que a torcida festeje os números como vitória certa, vale ressaltar que o Palmeiras leva a pior no confronto direto como visitante. A equipe perdeu apenas dois dos 14 jogos disputados contra cariocas desde que os pontos corridos foram instaurados, mas na história o Verdão saiu de São Paulo 39 vezes para enfrentar o Botafogo e só venceu em seis oportunidades, levando 18 derrotas. No Brasileirão são 12 jogos como visitante, mas apenas dois êxitos contra cinco tropeços.

Fonte: GazetaEsportiva
Postado por: Lucas Venturelli

Nenhum comentário: